Cerca de 20 pessoas, entre enfermeiros, médicos, técnicos em enfermagem e condutores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Santa Maria participaram de um curso de atualização em Atendimento Pré-Hospitalar (APH) neste final de semana.
O treinamento iniciou na noite de sexta-feira, com aulas teóricas de atualização de procedimentos. No sábado, a equipe das unidades de suporte básico e avançado puderam colocar em prática o conhecimento adquirido. Pela tarde, foi realizado uma simulação de um acidente com três vítimas, ao lado da sede do Samu, na Avenida Maurício Sirotsky Sobrinho, no bairro Patronato.
Simulamos uma colisão entre um carro e uma moto, uma realidade bem típica da nossa cidade. Ali nós atendemos três tipos de vítimas: uma instável, outra estável e uma com lesões leves explica o enfermeiro Fabiano Miranda.
O objetivo do curso é melhorar a qualidade do atendimento. Para o enfermeiro Eduardo Campos, que faz parte da empresa que fornece o trinamento ao Samu, quem mais ganha com a qualificação é a cidade:
Os protocolos médicos e hospitalares mudam constantemente. É preciso se atualizar. E quem ganha com isso mesmo é a população, que vai ter uma equipe técnica atualizada, bem preparada e bem disposta.
A capacitação é dividida em duas etapas. A segunda ocorrerá no próximo final de semana, e será focada na reanimação cardio-pulmonar adulta e pediátrica.